segunda-feira, 26 de maio de 2014

El Salvador e Honduras: uma guerra no futebol

Esperar que do futebol surjam espectros dos debates e disputas políticas que envolvem a sociedade é o que perpassa todas as publicações desse blog e também a exposição Política F. C. – O futebol na ditadura, que entra em cartaz no Memorial da Resistência de São Paulo em 14 de junho de 2014. 
   
Partidas entre Honduras e El Salvador deflagraram guerra entre os países

Embora nem todos concordem, certas vezes o gramado se transfigura como um campo de batalha, não apenas no sentido figurado da palavra, mas numa batalha simbólica, na qual os conflitos presentes na vida social se transportam para o estádio.

Foi exatamente o que aconteceu nas eliminatórias da CONCACAF (Confederation of North, Central American and Caribbean Association Football) para a Copa do Mundo de 1970, na disputa entre El Salvador e Honduras.

Em 1969, suas seleções disputaram a vaga final para o Mundial no México de 1970. Muito além da vaga para El Salvador, o que marcou notadamente esse jogo foram suas consequências: um conflito bélico, a Guerra das Cem Horas, que ficou mais conhecida como a Guerra do Futebol.

As partidas de futebol entre as seleções nacionais, e tudo que as cercaram, foram o estopim de um conflito existente há algum tempo. A tensão entre os dois países, que aumentara ao longo da década de 60, só se arrefeceu alguns anos após a guerra, quando foi, enfim, assinado um “Tratado de Paz”.

Embora baseados em uma economia agroexportadora, com concentração de terra e más condições de trabalho, Honduras possuía a vantagem de ter um território seis vezes maior do que El Salvador, transformando-se no mercado mais atrativo para a mão de obra desempregada ou em busca de melhores condições de vida naquela região.

Com a imigração considerável de salvadorenhos para o país vizinho, certo grau de xenofobia passou a ser cultivado em Honduras, inclusive com ações diretas do governo que coibia, por exemplo, que imigrantes fossem proprietários de terras, justificando o desemprego e os baixos salários pela imigração de cidadãos de El Salvador.

Em meio a conflitos de terras e demandas sociais em Honduras, mais uma vez, colocadas sob responsabilidade dos salvadorenhos, o governo fomenta a partir de 1969 a criação de leis que privavam ainda mais os direitos dos imigrantes. Foi nesse contexto de tensão e acusação mútua entre os países que foi disputada a vaga para a Copa do Mundo.

Desde a chegada em Honduras, para o primeiro jogo da fase final, a seleção salvadorenha foi duramente hostilizada, seu hotel cercado por torcedores que batucavam, berravam, soltavam rojões e atiravam pedras nas janelas dos jogadores. No dia seguinte, perante um público delirante, Honduras ganhou a partida por 1x0.

Entretanto, o efeito da derrota foi exponencialmente mais trágico após a notícia de que uma jovem, Amélia Bolanios, que acompanhava a partida pela televisão, havia se suicidado com um tiro do revólver do pai, em razão do resultado do jogo.

O enterro foi midiatizado. Destacamentos militares, jogadores da seleção e a televisão acompanharam o sepultamento da jovem. O sentimento de revanche e ódio ao vizinho era propagado como discurso predominante.

Tamanha foi a pressão sob o futebol, que no jogo de volta a seleção hondurenha foi levada por carros blindados até o estádio.  A vitória de 3x0 de El Salvador, comemorada aparentemente até pelos jogadores e torcedores de Honduras, uma vez que isso garantia um terceiro e decisivo jogo em campo neutro. 

Mas, do lado de fora do estádio a situação era outra. Carros hondurenhos haviam sido queimados e duas pessoas morreram. A tensão tornara-se tão grande que a fronteira entre os dois países foi fechada.

A partida final, jogada no México em 27 de junho de 1969, já não significava só a vitória no futebol. Até o dia do jogo, acusações e incidentes ocorreram entre os dois países. Os governos e as forças militares estavam em sobreaviso. 

No campo, El Salvador venceu Honduras por 3 x 2, classificando-se para a Copa. Fora dele, no início de julho, El Salvador invadiu Honduras, desferindo um conflito que duraria cerca de quatro dias, sendo encerrado após intervenção da OEA (Organização dos Estados Americanos).

A Guerra do Futebol mobilizou tensões muito mais profundas e enraizadas na dinâmica social desses países do que somente a vaga para uma Copa do Mundo. No entanto, o reforço e o componente identitário inflado com essa decisão nos gramados quebrou um tênue limite. E há quem diga que futebol e política não falam a mesma língua.

(Por Thiago Kater)


Assista reportagem sobre o tema:




***

Para saber mais sobre o assunto, leia o livro "A Guerra do Futebol", de Ryszard Kapuscinski.



Nenhum comentário:

Postar um comentário